Estudos

Ateliê de Movimento


Nós-em-Obra: ateliês práticos/teóricos conduzidos por
artistas-pesquisadores-pedagogos das artes da cena que  investigam
processos de atuação e suas potências criativas.

Rotas Inventadas: conversas sobre a poética dos processos de criação a
partir da experiência de artistas e pesquisadores da cena.



Agosto

Nós-em-Obra


>Corpo-acúmulo

Com Kenia Dias


Encontros práticos voltados aos artistas da cena para estudar as
poéticas do acúmulo no corpo que move e fala. Acúmulo de objetos,
adereços e textos ditos que (des) hierarquizam as partes do corpo e
das imagens que se formam expandindo as possibilidades de montar,
demolir e reinventar dramaturgias.

Serviço:
Quando: 07, 10, 14, 17/08- segundas e quintas feiras
Horário: 19:00 às 22:00h
Valor: R$200,00 (2 x R$110,00)
Inscrições: fitacrepemovimento@gmail.com
Endereço: Consolação 2582, sala 12.

Bio
Coordena o estudiofitacrepeSP- ateliê de som e movimento, um espaço
dedicado à pesquisa e criação em arte sonora e arte da cena envolvendo
atividades de formação e experimentação. Atua como diretora,
professora de artes cênicas e performer. É professora de teoria e
prática teatral da Escola Livre de Teatro de Santo André e da SP
Escola de Teatro. É doutoranda em Comunicação e Semiótica na PUC/SP
pesquisando registros de processo de criação de atrizes/atores-em-obra
com orientação de Cecilia Salles. Morou 5 anos em Belo Horizonte
ministrando aulas de teatro no curso livre do Galpão Cine Horto, onde
também, foi coordenadora dos Núcleos de Pesquisa no período de 2010 a
2011. Ainda em BH foi professora do curso profissionalizante de dança
e de teatro do Cefar-Palácio das Artes e participou da equipe de
direção da Companhia de Dança do Palácio das Artes. Mestre em Arte
pela UnB - Universidade de Brasília e Bacharel em Interpretação
Teatral pela mesma instituição. Foi professora de teoria e prática
teatral do Departamento de Artes Cênicas da UnB e da pós-graduação da
Faculdade de Artes Dulcina de Moraes.

Seus últimos trabalhos como diretora e performer são: Fílon-o Teatro
do Mundo em parceria com Ricardo Garcia, Allyson Amaral e Ana Paula
Lopez (2016); Vaga Carne em parceria com Grace Passô, Ricardo Garcia,
Ricardo Alves Junior e Nadja Naira (2016), A Inconstância da Vontade,
direção realizada com formandos da EAD/USP (2016); Aisthesis (Rumos
Itaú Cultural 2014/2015 e FAC/2017) em parceria com Francis Wilker,
Giselle Rodrigues, Glauber Coradesqui, Jonathan Andrade, um projeto de
intercâmbio entre artistas da dança e do teatro de São Paulo, Brasília
e Portugal; Carne Moída peça realizado em parceria com Grace Passô com
formandos da EAD/USP; Parquear, em parceria com Margô Assis e Thembi
Rosa (Rumos Dança Itaú Cultural/2013); Havia (Palácio das
Artes/BH/2011) em parceria com Ricardo Garcia; Padedéu
(Funarte/BH/2010) em parceria com Ricardo Garcia. Atua como diretora de movimento e provocadora
criativa em processos de criação de dança e de teatro. Seus últimos
trabalhos dessa natureza foram realizados com o Grupo Galpão /BH e
Teatro da Vertigem/SP, ambos em 2015.

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>As poéticas do dançar para e com as crianças- módulo 2

Com Uxa Xavier

Refletir sobre o corpo que cria e vive processos pedagógicos em dança
na sociedade contemporânea. Compreensão e acesso ao movimento nas
relações de  escuta e potencialidades expressivas. Construir relações
entre o corpo, espaço, tempo e fluência do movimento em processos de
investigação e criação. Princípios de análise de movimento na produção
de células coreográficas a partir dos conteúdos e proposições
trabalhados em aula. Leitura de textos que criam articulações entre a
prática e a reflexão sobre o corpo e as ações artísticas/pedagógicas.
Fruição e análise de obras de dança em vídeo. Criação de projetos
individuais ou coletivo.

serviço:
Quando: 09, 16, 23, 30/08 e 06, 13, 20, 27/09- agosto e setembro-quartas feiras
Horário: 19:00 às 22:00h
Valor: R$400,00- Pagamento do valor integral com 5% de desconto, ou em
2x: 1ª parcela na inscrição, por depósito bancário, e segunda no
inicio do curso
Público alvo: artistas e professores de artes cênicas
Inscrições: lagartixaula@gmail.com
Endereço: Consolação 2582, sala 12.

Bio
Artista -educadora e pesquisadora da dança para e com crianças no território da dança contemporânea Especialista no Método Laban Especialização pela USP. Professora convidada no Curso de Arte e Educação /Teoria e Pratica E.C.A U.S P na linguagem de dança desde 2006. Curadora de Dança do Projeto Casa de Cultura e Cidadania/AES Eletropaulo 2008/2016.Diretora do Grupo Lagartixa na Janela, que tem como matriz de pesquisa o universo da infância e o espaço público. Autora do livro “Mapas para dançar em muitos lugares”.Atualmente tem ministrado oficinas e residências no Brasil e na America Latina.

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>Dança & poeticidades

Com Dudude Herrmman


Trabalhar nos entre espaços gerados pelo movimento deslocado no espaço.Realocar, deslocar seguir os rastros do mover assim trabalhar com o que foi riscado e traçado no desenho do movimento.Deixar mover para fazer, desfazer e desmanchar .Trabalhar nas ações, ter o verbo como inspiração para criar estados sensíveis onde a ‘dança” possa se instalar e gerar assuntos correlatos
e focados em poeticidades gerais , amplas e largas. Assuntos diversos na interpelação de um corpo artístico que paira no vento de inspirações e expirações.Divertir-se estando presente sempre.

Serviço:
Quando:18, 19 e 20 de agosto (sexta, sábado e domingo)
Horários: sexta das 19:00 às 22:00h, sábado e domingo das 14:00 às 18:00h.
Valor: R$240,00 ou 2 X R$120,00/ à vista R$220,00
Público: artistas da cena viva, estudantes,diletantes.
Vagas:16
Inscrição: fitacrepemovimento@gmail.com
Endereço: Consolação 2582, sala 12.

Bio
Mineira, trabalha entre Belo Horizonte e Casa Branca-Brumadinho/MG
artista de dança, reconhecida não somente pelo seu trabalho na dança,
mas pelas criações em que faz a interseção com diversas outras linguagens artísticas como o teatro, a performance, a música. Premiada diversas vezes como diretora, coreógrafa e intérprete. Com uma
singular assinatura nas artes adquiriu projeção nacional ao longo de
mais 40 anos de carreira. Em 2011 lança seu livro “Caderno de Notações
– a poética do movimento no espaço de fora” e estreia “A Projetista”
com direção Cristiane Paoli Quito, trabalho que tem se apresentado por
todo o país, em 2016 estreia sua nova criação Sublime Travessia. Promove em seu Atelier de artista ações focadas na arte contemporânea,
segue trabalhando nas questões da arte x vida .

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>Como caçar anjos urbanos 
Com Jorge Louraço

Tal como os anjos de Peter Handke e Wim Wenders em "Asas do Desejo", vamos sair pelas ruas e telhados de São Paulo à procura de pensamentos, palavras, atos e omissões. Os participantes farão uma seleção pessoal de frases, gestos e sons, com a missão de depois os reconstruir em cena. A partir desse material, serão criadas paisagens sonoras e ações teatrais. 

Serviço:
Quando: 21, 23, 25/08- segunda, quarta e sexta feira
Horário: 19:00 às 22:00h
Valor: R$200,00, ou 2xR$110,00
Público: profissionais, amadores, interessados e curiosos.
Vagas: 15
Inscrição: fitacrepemovimento@gmail.com 
Endereço: Consolação 2582, sala 12.

Bio
Nascido em Portugal, escreveu Cassandra de BalaclavaXmas qd Kiseres (Christimas quando quiseres) eO Espantalho Teso, e encenou Conta-me Como É, com textos de Pedro Marques, Jorge Palinhos e Sandra Pinheiro.Fez a Oficina de Escrita Teatral de Antonio Mercado no TNSJ – Teatro Nacional São João, o seminário«Traverse Theatre», com Enda Walsh e John Tiffany, nos Artistas Unidos, a residência internacional do Royal Court Theatre, e o «Seminário de Escrita Teatral» de J. S. Sinisterra no TNDM – Teatro Nacional D. Maria II. No Brasil, trabalhou com os encenadores Marco Antonio Rodrigues, Cibele Forjaz e Marcelo Lazzarato, e publicou Verás Que Tudo É Verdade, sobre o grupo Folias (SP). Doutorando em Estudos Artísticos, pela Universidade de Coimbra, com uma bolsa atribuída pela FCT, é docente na ESMAE – Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo. Colaborou com várias publicações, como o Léxico de Pedagogia do Teatro, editado pela editora Perspectiva, eas revistas DramaSinais de CenaCamarimHemisférica, entre outras, e coordenou eventos, seminários, encontros e workshops ligados à dramaturgia, em Portugal e no Brasil. Tem várias peças publicadas e levadas à cena, tendo a sua peça Êxodos sido nomeada para o Prémio de Melhor Dramaturgia da APCA – Associação Paulista de Críticos deArtes.


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Rotas Inventadas


>Diálogos

Com Cecilia salles

Reflexões sobre  uma abordagem crítica para a arte a partir de seus
processos de criação. De modo mais específico, serão discutidos os
processos em grupo com o foco nas artes cênicas.  Será proposto um
espaço de reflexão sobre a experimentação contemporânea, como as
diferentes relações entre processo e “espetáculo”,  a complexidade dos
arquivos de criação, os documentários de processos de criação e o
compartilhamento de práticas artísticas.

Serviço:
Quando: 21/08- segunda feira
Horário: 15:00 às 18:00h
Valor: R$50,00
Público alvo: artistas, pesquisadores de processos criativos nas artes
da cena, cinema, artes visuais e literatura.
Vagas: 20
Inscrição: fitacrepemovimento@gmail.com

Endereço: Consolação 2582, sala 12.

Bio:

Cecilia Almeida Salles é professora titular do Programa de
Pós-Graduação em Comunicação e  Semiótica da PUC/SP. Coordenadora do
Grupo de Pesquisa em Processos de Criação. Autora dos livros Gesto
inacabado (1998), Crítica Genética (2008),  Redes da Criação (2006),
Arquivos de Criação: arte e curadoria (2010) e Processos de criação em
grupo: diálogos (no prelo).

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